Previdência, o Brasileiro está garantindo uma aposentadoria tranquila

A Responsabilidade Civil do Profissional Liberal – Como se blindar contra Ações Judiciais

A Responsabilidade Civil do Profissional Liberal – Como se blindar contra Ações Judiciais

Advogados, médicos, contadores, dentistas, engenheiros, contabilistas, corretores e muito mais. Várias são as vantagens e desvantagens destas profissões. A maioria opta pelo caminho do empreendedorismo e nessa jornada de ser ao mesmo tempo “patrão” e “empregado” no seu próprio negócio, é muito comum terem que se desdobrar para cuidar não só de seus clientes, mas também de todas as rotinas financeiras, contábeis e administrativas necessárias para garantir uma boa gestão.

profissional liberal

Sabemos que a maioria das pessoas exerce sua profissão com todo afinco e zelo. Entretanto, imprevistos e erros podem acontecer com todos nós, seres humanos que somos. Para proteger você, profissional liberal, nesses casos, existe uma modalidade de seguro que garante reembolso a eventuais indenizações por danos que forem causados a seus pacientes ou clientes, por exemplo.

Já Imaginou ser alvo de uma ação judicial por conta de um equívoco não intencional e ter de arcar com diversos e ALTÍSSIMOS gastos de uma hora para outra?

Responsabilidade Civil do Profissional Liberal – O que é?

Todos os trabalhadores estão sujeitos a cometer erros durante o exercício da profissão. Eventualmente esses erros acabam por impactar clientes ou pessoas atendidas que podem, muitas vezes entrar com ações judiciais e requerer uma indenização pelo ocorrido.

Seguro de Responsabilidade Civil do Profissional Liberal

Contratando um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional você tem apoio judicial e respaldo financeiro e exerce sua profissão sem pensar em maiores problemas com qualquer imprevisto.

Veja alguns exemplos de seguro RC (Responsabilidade Civil) de acordo com algumas profissões.

RC Profissional para médicos

Os médicos, assim como tantos outros profissionais da área da Saúde, como enfermeiros, dentistas e fisioterapeutas dentre outros, precisam tomar decisões importantes no cuidado dos seus pacientes. Em momentos de extrema tensão e sob forte pressão diária, não é difícil que falhas aconteçam. Afinal, ao lidar com vidas humanas há um risco iminente o tempo todo!

O erro de um desses profissionais pode ser fatal e significar uma morte ou invalidez de um paciente. Nesses casos, é extremamente comum que o paciente e sua família queiram ajuizar ações judiciais responsabilizando o profissional buscando reparo e indenizações por vezes milionárias.

A não contratação de um seguro responsabilidade civil para um profissional da saúde é impensável. Não possuir esse respaldo pode significar a ruína de uma carreira e por em risco toda uma trajetória.

RC Profissional para Advogados

Não são apenas os médicos que no exercício da sua profissão correm riscos. Advogados tratam de assuntos extremamente importantes, lidam com questões patrimoniais de alto valor, isso sem falar dos advogados criminalistas que, dada a natureza de suas atividades, sua inépcia pode significar anos de vida de um cliente atrás das grades. Seus eventuais erros também são suscetíveis a ações judiciais com pedidos de indenizações.  A fim de trabalhar com tranquilidade e se sentir seguro, contratar um seguro de responsabilidade civil profissional para um advogado é imprescindível.

RC Profissional para Engenheiros e Arquitetos

Desde a escolha de materiais utilizados nas obras, passando por erros nos projetos até a assinatura de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica), inúmeros são os riscos pelos quais passam esses profissionais. Qualquer um de nós já viu em matérias de jornal alguma notícia referente a desabamento de um prédio, por exemplo. Sempre que ocorre esse tipo de acidente, imediatamente há o acionamento do engenheiro ou arquiteto responsável pelo empreendimento que deve arcar financeiramente por danos materiais e corporais quando há vítimas. Os prejuízos obviamente são imensos, estar desprotegido nesse tipo de situação é, de fato impensável. Caso haja vítimas lesionadas, o profissional pode ser processado e se preocupar com todos os custos que isso vai trazer. Contudo, caso ele possua o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, estará amparado.

“Eu trabalho para uma empresa, já estou segurado?”

Não necessariamente. O seguro RC pode ser contratado de maneira coletiva ou individual. Embora você possa estar coberto por alguma contratação via sindicato ou associação, vale checar quais as coberturas de uma eventual apólice contratada coletivamente. Existem apólices que podem incluir ou excluir danos morais por exemplo, e a diferença financeira é mínima quando comparada ao respaldo financeiro que você pode precisar em caso de algum incidente e uma ação judicial impetrada contra você.

Na dúvida, já sabe- Busque conversar com um corretor de seguros devidamente inscrito na SUSEP e fique tranquilo.

Sayonara!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima