Se a nova lei brasileira de proteção de dados parece que veio somente para ser mais uma coisa para você empresário se preocupar, entenda que é possível transformar uma aparente “dor de cabeça” em uma excelente oportunidade para mostrar o valor da sua marca.
O consumidor é o ativo mais importante de qualquer organização: ele gera receita, ajuda a aprimorar produtos e processos com feedback e, quando sua experiência supera as expectativas iniciais, torna-se um fã da marca e acaba trazendo novos clientes.
A nós, enquanto empresa, cabe “apenas” garantir a satisfação desse consumidor se quisermos nos manter relevante e ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo
Não é à toa que grandes organizações estão investindo na Estratégia Customer Centric (Cliente no Centro), que busca centralizar todo o planejamento estratégico na experiência do cliente, aumentar a taxa de fidelização e, assim, conseguir melhores resultados.
A principal razão de existir da LGDP é justamente preservar o consumidor. Entre outras coisas, ela dá aos cidadãos a possibilidade de saber onde e como seus dados são utilizados e de autorizar ou não o seu uso. E não é de hoje que estamos todos cada dia mais exigentes e cientes de nossos direitos.
Nesse sentido, todas as vezes que você demonstra uma preocupação legítima com o bem-estar de clientes ou prospects você está contribuindo, e muito, para a construção de percepção de valor da sua empresa.
NA PRÁTICA
Acompanhe como a LGPD norteia todas ações que sua empresa deve adotar com relação a coleta de dados e o que isso pode representar na jornada do consumidor em contato com a sua marca.
Provavelmente já aconteceu com você em algum momento ao entrar em um site: Um “pop-up” salta da tela com um comunicado e logo abaixo uma pergunta para você responder “aceito” ou “estou de acordo”.
Dessa forma, se você irá coletar os dados do seu cliente precisa OBRIGATORIAMENTE informá-lo disso. Mas não pare por aí…
Mais do que informar que irá coletar os dados, você precisa explicar por que está fazendo isso. Aqui na Conectavalle fazemos isso para buscar oferecer a você usuário a melhor experiência possível no nosso site. Imagine como seu cliente se sentiria se soubesse que você tem essa preocupação em deixar o ambiente o mais agradável possível para ele?
Sempre que vamos receber uma visita em nossa casa ou trabalho, pensamos em receber a pessoa da melhor forma, não é mesmo? Pois bem, o seu site é sua sede no ambiente digital, replique essa prática do mundo físico por aqui também!
Notícias de empresas sendo processadas por infringir a nova lei serão cada vez mais corriqueiras e não estar adequado, atento e protegido pode representar um sério risco para sua empresa.
Além do prejuízo financeiro, que pode vir de multas milionárias; existe ainda o perigo de sua empresa ficar com uma mancha em sua reputação, quase impossível de se apagar. Está previsto na lei por exemplo que uma empresa pode ser obrigada judicialmente a comunicar em veículo de mídia de grande circulação que causou prejuízo a um consumidor que se sentir lesado com o uso incorretos de seus dados. E convenhamos que não é nada agradável você ter que vir literalmente à público para admitir uma falha. Isso pode fazer uma marca perder seu valor do dia para a noite.
Nesse sentido, o melhor é buscar respaldo em especialistas no assunto que possam te blindar quanto a esse tipo de risco; um escritório de advocacia ou de consultoria especializada em proteção de dados pode oferecer suporte e olhar para o cenário completo e assim evitar qualquer brecha que possa culminar em algum risco.
Ainda sim, caso algum problema aconteça, como vimos anteriormente, ainda que uma empresa esteja “em dia” com suas obrigações quanto à LGPD, não está livre de inúmeros “infortúnios” que podem ocorrer (como de um colaborador que cometa algum erro por negligência, imprudência ou imperícia ou ataque de hackers por exemplo). Para isso você precisa estar protegido. Lembra do caso do carro que não está livre de sofrer um acidente só por estar licenciado? Existem formas de você se garantir quanto a isso como é o caso do seguro de proteção de dados.
Gostaria de fazer uma avaliação gratuita para adequar a sua empresa a Nova Lei de Proteção de Dados? Entre em contato conosco, teremos uma grande satisfação em ajudar.
Sayonara!