O que é sinistro e como lidar com ele? - ConectaValle

O que é sinistro e como lidar com ele?

Se você é uma pessoa prevenida e já contratou algum tipo de seguro, seja como pessoa física ou jurídica, certamente já ouviu falar na palavra sinistro. Apesar de ser um termo bem comum no universo dos seguros, muitas pessoas podem não saber o que ele significa. Mesmo que a sua assessoria e a própria seguradora possam te auxiliar, é muito importante que o cliente esteja familiarizado com as diversas expressões que estejam relacionadas ao seu contrato. Descubra mais informações a seguir:

 

O que é um sinistro?
O sinistro é a ocorrência de um dos riscos cobertos na apólice que cause prejuízos ou danos a um bem que esteja segurado. Para que a cobertura funcione de fato, é preciso que ela seja contratada e esteja presente na apólice durante a sua vigência.

 

Como funciona o processo de sinistro?
O sinistro pode ocorrer com bens do próprio segurado e/ou com bens de terceiros, dependendo das coberturas contratadas nas apólices deles. Quando a seguradora é comunicada sobre o sinistro, ela entra em ação para verificar os fatos e a apólice, buscando confirmar a cobertura do evento e seguir (ou não) com o pagamento da indenização que é devida.

 

O que fazer em caso de sinistro?
Se o sinistro for confirmado, a seguradora tem obrigação de indenizar os prejuízos ocorridos com as coberturas que estiverem previstas na apólice do produto. Entretanto, antes disso, é muito importante que o cliente saiba o que fazer para acionar a seguradora da maneira correta e garantir que todo o processo aconteça da melhor forma possível. Veja a seguir como você deve prosseguir em caso de sinistro:

 

1. Verifique se há algum ferido;

2. Proteja o bem danificado e minimize/evite novos acidentes ou danos;

3. Acione a seguradora para comunicar o sinistro e checar a cobertura;

4. Apure os danos;

5. Aguarde a avaliação da seguradora;

6. Receba ou não a contemplação pela apólice;

7. Encerre o sinistro.

 

Todo esse processo pode facilitar, tranquilizar e dar continuidade à sua vida e aos seus negócios. Por isso, é importante contar com uma rede de corretores capacitados, que atue desde a contratação a intervenção em algum caso de sinistro, te garantindo o atendimento mais ágil e eficiente. Fale com a ConectaValle e faça já a sua cotação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima