Seguros desenvolvidos para mulheres? - ConectaValle

Seguros desenvolvidos para mulheres?

EXISTE ALGUM SEGURO SÓ PARA MULHER?

No Dia Internacional da Mulher, conheça mais sobre os produtos e adicionais oferecidos pelas seguradoras pensados exclusivamente para mulheres, além de tirar dúvidas e descobrir curiosidades históricas


Desde os primórdios da humanidade, a mulher desempenha um papel importantíssimo no contexto social, que vai do menor dos núcleos, a sua casa, até o maior deles, onde pode reivindicar coisas para si e suas iguais. Hoje, dia 08 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. Essa data é muito especial pois marca o símbolo de todas as conquistas efetivadas pelas mulheres no século XXI.

Desde o momento em que essa data foi reconhecida, a sociedade passou por diversas mudanças. Isso fez com que direitos, leis, conquistas e itens fossem pensados e direcionados para elas, o que não seria diferente no mundo dos seguros. Confira mais informações sobre esse assunto no blog da Conecta!

 

Como esta data surgiu?

O primeiro registro de uma mobilização feminina tem origem no movimento operário, datado em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam em Nova York exigindo direito ao voto, melhoria de salários e redução das jornadas de trabalho. Quando vários protestos e greves começaram a ser mais frequentes na Europa e nos EUA, durante a segunda metade do século XIX, a ativista alemã Clara Zetkin surgiu com a proposta de um marco comemorativo, mesmo que sem data fixa.

A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando trabalhadoras russas do setor de tecelagem as mulheres russas exigiram “pão e paz”, além de reivindicarem ajuda dos operários de metalurgia. Quatro dias depois, o czar, título dado ao imperador russo, foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

Esta greve começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde ao 8 de março do calendário gregoriano, data em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, após o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Por que essa data é tão importante?

O Dia Internacional da Mulher não é dedicado simplesmente a homenagens protocolares às mulheres, mas a data convida à reflexão de como a sociedade as trata, seja nos campos afetivo, familiar e social. Houve, sim, uma conquista no fato de as mulheres ingressarem no mercado de trabalho, mas, durante a pandemia, elas atingiram o número mais baixo de trabalhadoras em 30 anos. Ainda assim, das mulheres que seguiram trabalhando em suas atividades, elas recebem até 20% ao menos que os homens, muitas vezes ocupando o mesmo cargo.

Além disso, ao chegarem em casa, o papel de cuidadora do lar e dos filhos foi acumulado, fazendo com que as mulheres trabalhem o dobro de horas nas tarefas domésticas quando comparadas aos homens, fazendo com que, por muitas vezes, elas priorizem os filhos e os maridos à própria saúde e própria segurança.

 

Como diminuir a preocupação da mulher em relação à sua família/saúde?

Uma vez que as mulheres acabam absorvendo a maior parte das demandas que a envolvem, seja sobre os filhos, o trabalho ou mesmo os cuidados domésticos, administrar todas essas necessidades se torna importantíssimo. Junto com todos os direitos e responsabilidades crescentes ao longo dos anos, elas possuem também leis, itens e produtos que foram pensados especialmente para mulheres, auxiliando cada vez mais no dia a dia e na tranquilidade envolvida em sua rotina. Como o mundo dos seguros não ficou para trás nessa, a ConectaValle vai listar alguns tipos de seguro para que as mulheres fiquem atentas em suas especificidades.

 

Seguro de vida

 

De modo geral, os seguros de vida convencionais cobrem situações relacionadas à morte ou invalidez, seja ela permanente ou temporária. Considerando um adendo para atender às necessidades femininas, o seguro de vida mulher garante proteção em casos de doenças como câncer de mama, colo de útero e ovário, além de uma segunda opinião médica em caso de diagnóstico de câncer.

Se for diagnosticada com alguma destas condições, a segurada recebe uma indenização no valor de até 50% da cobertura do seguro e este valor pode ajudar a custear o tratamento, medicamentos, homecare etc.

Dentro deste serviço, também existem outras coberturas, como auxílio doença, auxílio invalidez, auxílio funerário e auxílio morte acidental ou natural. Isso traz não só uma tranquilidade para a mulher, mas para toda a família que a cerca e não pode ficar desamparada.

 

Seguro Auto

Representando quase 40% das carteiras de habilitação válidas no país, o número de mulheres no volante só faz aumentar. Elas são mais cautelosas no trânsito, o que por si só já explica a existência de seguros mais baratos e com diferenciais financeiros para as mulheres. Além disso, o seguro auto voltado para elas oferece coberturas com assistência 24 horas para situações de emergência, como reboque, pane seca e pneu furado. Outras empresas também se responsabilizam pela primeira revisão dos carros na concessionária e descontos diferenciados.

 

E se o seguro não for dedicado às mulheres?

Mesmo que um seguro não tenha sido desenhado pensando exclusivamente nas mulheres, não significa que elas não possam fazer um bom uso deles para se planejar e ter mais tranquilidade em sua rotina ou em momentos específicos de sua vida. Um bom exemplo é o seguro residencial, que cobre as questões relacionadas a roubos e furtos, além de garantir reparos elétricos, hidráulicos, dedetização e limpeza, sempre a depender do que for contratado.

Além disso, o Sebrae registra que 46% dos negócios iniciados em nosso país pertencem a mulheres, que entram cada vez mais no mundo empresarial. Nesse sentido, um seguro para pequenas e médias empresas (PME) ajudam com todas as demandas que podem surgir nessa nova empreitada de vida.

E, por fim, o seguro viagem, que representa uma ótima opção para mulheres aventureiras e que ama conhecer novos lugares e culturas. Um bom seguro viagem garante tranquilidade, proteção e segurança durante o passeio, diminuindo problemas com bagagem extraviada, reservas de voos, hotel etc.

 

O 8 de março é um dia para reflexão e combate da normalização das desigualdades e as violências sofridas pelas mulheres, além de repensar atitudes para construir uma sociedade sem preconceito de gênero. Conte com a ConectaValle nessa missão tão nobre, garantindo o seu conforto e segurança, para que suas energias se direcionem à sua carreira, casa e família, para conquistar seu lugar no mundo.

Entre em contato com a gente e faça já a sua cotação!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima